Princípios
A pedagogia Waldorf estuda cada criança, individualmente, buscando suprir suas necessidades. Trabalha com o grupo de classe, fornecendo o que é necessário à sua etapa de desenvolvimento e ainda orienta os pais para que participem ativamente do desenvolvimento e formação de seus filhos, construindo uma comunidade viva e forte.
O ser humano é visto como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual e sobre esse princípio se fundamenta toda a prática educativa. Damos especial atenção para que no ensino se encontrem entrelaçados pontos de vista científicos e estético-artísticos cultivando profundamente o respeito e a admiração ante o mundo.
Na pedagogia Waldorf não se pretende contribuir para a aceleração do desenvolvimento da criança. O adiantamento do ensino formal, já no primeiro setênio (período do nascimento a 7 anos), não permite o amadurecimento das vivências e experiências. Esse procedimento favorece o acúmulo de informações e ajuda a criar o hábito da superficialidade, ao exigir sempre mais novidades, mas sem o aprofundamento de nenhuma. A criança passa por fases de desenvolvimento e cada uma delas é um passo no despertar da consciência. Procuramos propiciar à criança uma ampla experimentação, entendendo que a qualidade é mais valiosa do que a quantidade.
A Pedagogia Waldorf contempla um currículo coerente e completo, que vai desde o Maternal até o Ensino Médio, respeitando as necessidades reais de cada etapa do desenvolvimento.
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Antroposofia
A Antroposofia é uma ciência espiritual moderna e prática, desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), que propõe uma forma livre e responsável de pensar, de perceber a realidade e de atuar, observando e respeitando o ser humano e a realidade na qual está inserido. Esta ciência pode permear o dia-a-dia como atitude, como visão de mundo e como possibilidade ampliada de trabalho em diversas áreas da vida humana: saúde, educação, agricultura, artes, convívio social, entre outras.
Na área da educação, a contribuição da Antroposofia vem através da Pedagogia Waldorf. Após o caos social e econômico que se seguiu à Primeira Guerra Mundial, Rudolf Steiner foi chamado pelo diretor de uma fábrica, na Alemanha, para elaborar uma proposta pedagógica que atendesse aos filhos dos operários. Nascia assim, em 1919, a primeira escola Waldorf, que buscava ser uma escola livre e auto-gerida, fundamentada pelos princípios antroposóficos. A empresa chamava-se Waldorf-Astoria, daí o nome dado ao método de ensino.
A pedagogia Waldorf foi apontada pela UNESCO como sendo o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais.
Rudolf Steiner
Rudolf Steiner (1861–1925) nasceu em Kraljevec, na Áustria (hoje Croácia) e viveu seus primeiros anos em uma paisagem magnífica, cercada de montanhas. Por influência paterna, cursou Ciências Exatas no Instituto de Tecnologia de Viena. Por seu desempenho acadêmico, a partir de 1883 tornou-se responsável pela edição dos escritos científicos de Goethe na coleção Deutsche Nationalliteratur.
Tempos depois de editar e catalogar as obras do filósofo alemão, começou a desenvolver sua própria linha de pensamento, a Antroposofia, que inclui uma vasta teoria pedagógica, a Pedagogia Wadorf.
Grupos de estudo
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Temas que trazem as características da criança a cada idade e seu desenvolvimento saudável.
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Sábado, dia 24 de Agosto de 2024, às 9h, presencial em nossa Escola,
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